Folhado de Camembert / Camembert in puff pastry

Thursday, November 29, 2012

Folhado de Camembert
para 4-6

Eu não seria capaz de publicar isto. Não por incapacidade mas porque não seria a realidade. Eu tento ser sincero e sou-o com os meus amigos mas quando a sinceridade começa a trazer problemas e as pessoas não a conseguem perceber, então simplesmente deixo andar até que um dia já não há mais nada.
Já me aconteceu perder uma amizade por esta atitude mas não me arrependo. No final de contas não seriamos assim tão amigos. Eu era um verdadeiro amigo, mas só eu. As mentiras que inventou, as vezes que me deixou pendurado, as atitudes de snobe para comigo, o pá, haja paciência e eu tive muita. Um dia chegou que deixei de me importar e esforçar para estar com a pessoa e fomos deixando de falar até ao dia que me disse: "sinto que estou a perder o meu melhor amigo, precisamos de falar", ao que respondi "pois estas e sim precisamos!". Até hoje, nada de conversa. Ainda me esforcei por boa educação em dar os parabéns (nem me respondeu à sms), em cumprimentar quando tínhamos que partilhar o mesmo espaço por termos amigos em comum, mas agora nem a isso me digno. Azar! Dediquei mais tempo a quem merece porque ali já deu tudo o que tinha a dar! 

Tinha panos para mangas esta história, mas se com esta pessoa não resultou com outras, até fico surpreendido. Conheci a pessoa que me ensinou esta receita, porque tínhamos amigos em comum. A principio não nos dávamos, mas depois fomos parar ao mesmo curso superior, entretanto mudamos para um outro curso, outra vez juntos e até hoje, melhores amigos. Seria uma amizade improvável, mas verdadeira (e com muita sinceridade à mistura!). É aquela pessoa que quando me viu em Portugal, no seu local de trabalho, desatou a chorar de felicidade.

Uma noite, num dos nosso milhares de jantares de amigos, resolveu trazer esta receita para entrada. Ficou para a história! Desde que estou fora de Portugal nunca a tinha feito, mas como me tenho lembrado muito dela, resolvi publica-la.

[A ti, Andreia!]

ingredientes:
quejio camembert
massa folhada (uma embalagem)

Estender a massa e colocar o queijo no meio. Apertar as pontas da massa por cima do queijo e levar ao forno a 220º, cerca de 25 minutos. 

conselhos:
. a temperatura do forno fará com que o queijo esteja mais ou menos derretido
. juntando umas ervas aromáticas também deve ficar bom


Camembert in puff pastry
serves 4-6

I am not really sure if this should be the name for the recipe, but I can not think in any onther else.

I came to know this recipe because one of my dearest Portuguese friends decide to make this for one of our dinners. I love this recipe because it is so simple and it is a good way to start a dinner.

I miss my friend, so much. When I arrived in Portugal last summer, I decided to surprise her and I show up at her workplace. She started crying of happiness. That's how much I love her and I wanted to share with you "her" recipe. 

[To you, Andreia!]

ingredients:
camembert cheese
puff pastry

Strecht the puff pastry and put the cheese right in the midle. Thight the dough ends over the cheese and bake in the oven at 220º Celsius degrees about 25 minutes.

tips:
. the oven temperature make the cheese more melted or not
. adding some spices must be good too.

You Might Also Like

18 comments

  1. Tem um óptimo aspecto, e eu que adoro camembert fiquei mesmo a salivar :D

    Beijinhos e bom resto de dia :D

    ReplyDelete
  2. Oh meu Deus! Aí está uma fonte de calorias que eu não deixaria passar! Mas que bom aspeto! E deve ser delicioso!
    Em relação a essa "amizade". Ainda bem que ficaste a saber que não valia a pena. Pelo menos não andaste enganado. Ficas com mais disponibilidade para os verdadeiros amigos, como essa amiga Andreia, que te deu uma excelente receita. Hei de experimentar.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ahah Nunca pensei nas calorias, mas deve ser uma bomba :)

      Há limites e o meu foi bem grande! Outras pessoas ficaram a ganhar! :)

      X

      Delete
  3. Em primeiro lugar, esta receita é um pecado que vou guardar e reproduzir religiosamente no próximo jantar. Encontro sempre aqui grandes ideias!
    Em segundo, percebo perfeitamente a questão da sinceridade. Há pessoas que, simplesmente, não a merecem. Não merecem que nos preocupemos, que nos chateemos com elas. E aí não há muito a fazer, é deixar ir. E deixar espaço para quem merece o melhor de nós.
    Em terceiro e último lugar, esse post vem na origem de outro que gerou uma onda de polémica. Até eu que tenho um sentido de humor negro e mordaz, que sou directa até demais (ou como a autora gosta de dizer, "curta e grossa") fiquei incomodada com o que escreveu. Não há temas sobre os quais se deve ou não gozar - gozam-se com todos, é o meu lema! Mas houve ali qualquer coisa de extremamente desagradável e desnecessário. Penso que deve ser difícil tentar ser engraçado todos os dias e, às vezes, sai o tiro ao lado...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Experimenta que vais te deliciar! :)

      O artigo bastante polémico. Eu já nem falo quanto ao tema que abordou e que gerou muita contestação, porque achei de mau tom, mas isto sou eu. Agora quanto à questão de sinceridade, eu não sou assim. Acho que as vezes engulo muitos sapos e se calhar não deveria. Ou então faço-o para as pessoas que não o merecem. Sei lá, coisas da vida! :)

      Delete
  4. Hum... que entrada maravilhosa! Ou melhor, com a lareira a aquecer e um bom vinho... garanto que servia de jantar :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Com um copo de vinho até como sobremesa serve :)

      Delete
    2. Como apreciadora deste petisco, dou a sugestão de saboreá-lo com compota de frutos vermelhos, ou qualquer outra a gosto :)

      Delete
  5. Pano para fazer, sei lá, qualquer coisa em grande à la Joana Vasconcelos. :)
    Pergunto: "não será crime colocar este tipo de fotografias, sujeito a alguém morrer de desejo?", maybe... :DDD

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Talvez seja crime, mas é tão bom que 'tô nem aí'.

      Delete
  6. Não há palavras para este post :) Obrigada por tudo! Volta rápido !!! :')

    ReplyDelete
  7. Descobri este blog e estou a achar que é incrivél e nem te sei dizer o que é melhor nele, se as fotografias, se as receitas, se os textos. Talvez seja a matriz final, a que combina tudo e que resulta num blog completamente diferente daqueles em que tropecei até hoje :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh obrigado! :)

      Espero que gostes e que continues aqui a passar ;)

      Delete
  8. this looks just delicious :D

    xx m

    thisishowwerule.blogspot.com

    ReplyDelete

Seguidores

Like us on Facebook

Flickr Images