Cappuccino - Café pela manhã / Morning coffee

Wednesday, November 21, 2012

Café

Finalmente já tenho acesso à internet na “tenda” e por isso já vou poder ir actualizando o blogue.

Desta feita não é uma receita é só umas fotografias do que costuma ser o meu café pela manhã. Eu adoro café, um bom café expresso e não aqueles cafés enormes que se vê nas séries de televisão em que os protagonistas vão a beber pela rua (tipo Starbucks) a que eles dão o nome de "Americano" ou "Filter Coffee". É tão importante que mesmo fora de Portugal, tenho café Delta!

Resolvi partilhar isto por duas razões. Primeira, porque são óptimos e é daquelas coisas que não dispenso de fazer para mim todos os dias e de oferecer a outras pessoas quando cá em casa estão.
Segunda, porque ao olhar para o livro de Jamie Oliver “15-Minutes Meals”, cheguei à conclusão que o meu pequeno-almoço demora mais tempo a fazer – e ainda bem! 

Eu gosto muito dele como cozinheiro, mas 15 minutos? Não compreendo o porquê de cozinhar com tanta pressa e não passar tempo nenhum na cozinha. Até parece que ele não gosta de lá passar dias inteiros. É certo que há dias que as pessoas não têm tempo para cozinhar, mas comam uma coisa simples, não precisam de fazer o peru recheado em 15 minutos. Agora que há pratos que demoram horas a ficarem prontos, há e não estou convencido que ele o faça em 15 minutos e nem em 30. Espero que não aconselhe a devorar a refeição também em 15 minutos.

Sinceramente, já estou um bocado saturado destes programas televisivos e livros que é para ser feito tudo à pressa. Para mim, se tiver que demorar 24 horas, vai demorar 24 horas e senão tenho tempo para o fazer, não o faço.

Voltando ao assunto do café. Desde que me foi dado a conhecer este método de preparar um cappuccino caseiro, para quem não tem máquina de café expresso nem o vaporizador, que não quero outra coisa. Não fica perfeito como os italianos, mas com certeza melhor que os do Starbucks como podem ver aqui, aqui e aqui.

ingredientes:
café
cafeteira Moka (tipo Bialetti)
leite
“bule” (para chá/café)

Basta preparar o café na cafeteira, conforme instruções. Enquanto isso por o leite a aquecer, sem deixar ferver mas bastante quente. Depois do leite quente por no “bule” e agitar a “maçaneta” para cima e para baixo até criar uma espuma consistente mas sem grandes bolhas. Deitar o equivalente a dois cafés expresso numa chávena (de 250/300 ml) e o leite por cima – mas devagar.
 
Coffee

Finally I already have access to internet so I can keep the blog updated.

This time I am only in here to show some pictures of my morning coffee. I decided to share this for two reasons. First, they are amazing and it is something that I always like to do for me in the morning and to offer to others when they are at my home. Second, because looking at Jamie Oliver book “15- Minutes Meals”, I realized that my breakfast takes more time to do – and thank goodness.

Since I learn this method of how to prepare a homemade cappuccino without the espresso machine and the steamer I do not want anything else. It is not perfect as the Italians but better than the Starbucks as you can see here, here and here.

ingredients:
coffee (good quality)
coffee pot (like Bialetti)
milk
coffee/tea maker

Just prepare the coffee in the coffee pot, as instructed. Meanwhile warm the milk but do not let it boil. After that put the milk into the “coffee/tea maker” and stir the handle up and down to create consistent foam without big bubbles. Pour the equivalent of two espresso coffee into a cup (of 250/300 ml) and add the milk – but slowly.


You Might Also Like

11 comments

  1. tenho de experimentar este cappuccino! em relação ao jamie, já tenho o meu "15 minute meals" embrulhado até dia 24 de dezembro. estou muito curiosa em saber como ele faz refeições em tão pouco tempo que me darão tanto jeito quando não tenho vontade de cozinhar. seja como for, para os menos apressados, há sempre o "30m meals" do mesmo autor... ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Experimenta é muito simples.

      A mim o 15 minutos não me convence. Já vi o livro e espreitei o programa e não é a minha onda. Mas espero que seja do teu agrado! :)

      Delete
    2. O programa nao passa cá. Aliás nem sei se ainda passa na tv portuguesa alguma coisa dele... Eu depois do Natal começo a experimentar e publicar receitas do livro e logo vejo se valeu a pena.

      Delete
  2. Eu não gosto de café (mas adoro o cheiro) e também não gosto de leite quente (só frio e magro, para não se sentir muito o sabor), MAS gosto muito de ver esses desenhos. E acho sempre que têm muito bom aspeto! Apetecia-me gostar, para regalar também o palato, além da vista. Mas não gosto :DD

    xo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ahhh não sabes o que perdes em não gostar de café! :P Então a mistura de leite com café e a espuma fica perfeito :)

      Delete
  3. Eu cá gosto do sabor e do cheiro do café, adoro tudo :D Já tentei fazer esses desenhos e não correu muito bem, mas vou continuando a tentar ;)

    Beijinhos :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu também adoro tudo. Não há nada como o cheiro do café acabado de sair do lume pela manhã :)

      Esta técnica não é tão fácil para fazer "latte art", mas sempre se dá uns toques :)

      X

      Delete
  4. Adoro o cheiro do café :)
    Eu tenho os livros 30 minute e 15 minute meal do Jamie (adoro-o!) e não me consigo a imaginar as refeições que ele faz no mesmo tempo que ele :)
    Já tentei mas demoro muito mais, mas eu não me importo, prefiro estar nas calmas como dizes e apreciar o processo. Os 15 minute ainda ando a estudá-lo mas estou a gostar.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois eu também demoro sempre muito mais :)

      Eu não vou à bola com o de 15 minutos, preciso de mais tempo para que me saia tudo bem :)

      Beijinhos

      Delete
  5. Cappuccino, tão bom!!
    Adoro saborear a "espuma" que se forma no topo e fazer o famoso bigode. :D
    Acho que vou começar a fazer o meu cappuccino, obrigado pela partilha.

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu também gosto muito da espuma :) É óptimo!!
      Experimenta, vais ficar viciado! eheh

      Abr

      Delete

Seguidores

Like us on Facebook

Flickr Images