Carne recheada com frutos secos / Stuffed meat with nuts.

Saturday, December 15, 2012

Carne recheada com frutos secos no forno. 
para 4

Com a aproximação do Natal já só consigo pensar no Bacalhau e nos doces. Das Rabanadas à Aletria, passando pelos Sonhos, Mexidos e suas variações, as 1001 receitas de Rabanadas, o Bolo-rei do luxa, as também 1001 receitas de Aletria, Queijo da serra e etc e tal.

 [E no que vou perder por não ir a Portugal!]

Como o carregamento de Portugal ainda não chegou, fico-me por umas receitas assim mais contidas, mas que associo à época. Esta em particular, fazia-a milhares de vezes nos jantares entre amigos no Inverno. É que este assado não tem hipótese de falhar, mesmo que seja feito à pressa.

Fora das receitas, dois assuntos. Primeiro, os distúrbios da semana passada. Ainda andam aí alguns desordeiros mas o cenário já não é apocalíptico. Segundo, parece que o programa Portugueses pelo Mundo anda a preparar um episódio aqui nesta terra. Não, não vou participar. Mostrar que tenho uma vida super aborrecida? ou o meu local de trabalho, que de interessante não tem nada? ou falar que aqui fora é muito melhor e que Portugal é um país atrasado? ou o contrário, que Portugal é fantástico e que aqui é um poço de energúmenos? Não! Para esse propósito já tenho o blogue. Mas que estou curioso para ver quem vai participar isso estou. Quero ver se vão mostrar a realidade: locais onde se erguem muros de quatro andares a separar bairros; ou bares que têm jardim de inverno com lareira no exterior; ou mesas em que as pessoas assinaram o seu nome a sangue; ou bares que têm pinheiros no tecto; ou murais da paz; ou parques, muitos parques; entre tantas outras coisas. Depois quando o episódio for ao ar, dou a minha opinião, se é que interessa e deixo aqui as minhas dicas para conhecerem isto.

Normalmente faço isto com bifes de peru que são maiores, mas como não encontrei no supermercado, foi mesmo com frango. E como não tinha muitos frutos secos à mão, utilizei apenas sultanas e amêndoas. Mas a versão que mais gosto é com nozes, pinhões e sultanas.

ingredientes:
4 bifes de galinha  (ou peitos de galinha, abertos)
sultanas q.b.
amêndoas lascadas q.b.
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.

Abrir os bifes e temperar bem com sal e pimenta. Colocar os frutos secos por cima e enrolar os bifes.
Levar ao forno a 230 graus, durante 30 a 40 minutos. De forma a que fiquem um bocado tostados no topo.

conselhos:
. se ficar muito cheio e não "fechar" bem, atem uma corda ou prendam com uns palitos
. servir com batatas assadas e arroz seco no forno

Meat stuffed with nuts in the oven
serves 4

Christmas is just right there and I can only think about Portuguese desserts and sweets. I am waiting for my food that is coming. Hopefully I will have plenty of stuff so I can do my tradicional Christmas.

This is dish is not a tradional thing but I think it's amazing for this time of the year. To share with some friends on a Winter dinner. Quite easy so it's impossible to mess it up.
 
Normally I would do this with turkey fillets but I did not find them in the supermarket so I decided to go with chicken. I did not had to many nuts, so I used only sultanas and flaked almonds. But my favourite version is with walnuts, pine nuts and sultanas.

ingredients:
4 chicken fillets (or chicken breast, opened)
sultanas
flaked almonds
olive oil
sea salt
pepper 


Just open the fillets and seasoning them with salt and pepper. Put the nuts on top and roll over the fillets.
Place them in the oven and cook at 230º Celsius degrees about 30 to 40 minutes. Until golden on top.

tips:
. if it gets to full and not "close" well, try using a wooden stick to secure
. serve with some baked potatoes and dried rice in the oven

You Might Also Like

7 comments

  1. Não sou grande fã de frutos secos, mas o aspecto final deixa qualquer um tentado! Onde é que tu estás mesmo? Se calhar já li e não estou a associar agora, desculpa

    ReplyDelete
  2. Isto tem cá um aspecto... não sou apreciadora de frutos secos na comida mas olha que vou dar oportunidade a estes bifes.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu aprecio bastante frutos secos na comida, por isso irei sempre dizer que fica muito bem! :)

      Delete
  3. Que receita apetitosa e cheira a natal:)
    beijinhos

    ReplyDelete

Seguidores

Like us on Facebook

Flickr Images